Siga:

Pages

domingo, 30 de setembro de 2012

DIETAS DA MODA - Ilusão perigosa


        A beleza tornou-se uma grande preocupação da nossa sociedade. Isso faz com que as pessoas procurem incessantemente pelo "corpo ideal" .  Na internet, nas revistas e na televisão a oferta por milagres é imensa!
 
         As chamadas DIETAS DA MODA são geralmente cheias de restrições alimentares e apresentam inúmeras desvantagens como baixo rendimento físico, sobrecarga do organismo, desidratação, desmaios, problemas cardíacos, e efeito sanfona (emagrece-engorda).
          O efeito sanfona ocorre quando o indivíduo segue uma alimentação tão fora do seu padrão alimentar que não aguenta por muito tempo retornando aos hábitos antigos e voltando a comer as quantidades e os tipos de alimentos que lhe ocasionaram o sobrepeso. Mesmo assim, muitas pessoas são influenciadas pela mídia e pela propaganda de artistas famosos. A rápida perda de peso anunciada incentiva o desejo de emagrecer a qualquer preço. É importante enfatizar que há uma perda de água e massa magra e não propriamente de gordura.


 
         Esse tipo de dieta muito restritiva também pode levar ao aparecimento de distúrbios alimentares como ANOREXIA NERVOSA, BULIMIA e ORTOREXIA.
           O melhor caminho para perder peso continua sendo  a reeducação alimentar através de uma alimentação equilibrada sob orientação de um nutricionista.
 

 

0 comentários:

Postar um comentário