Siga:

Pages

domingo, 4 de novembro de 2012

ALIMENTOS DE ÉPOCA

             "Cada alimento tem sua safra. Os alimentos podem ser encontrados em quase todos os meses do ano mas, na época certa, eles são mais baratos, de melhor qualidade com maior valor nutricional e menor concentração de agrotóxicos."
            
ALIMENTOS TÍPICOS DA PRIMAVERA

             Alimentos como a abóbora, berinjela, beterraba, cenoura e morango são algumas da frutas e verduras típicas da estação das flores.
           
            Veja alguns benefícios desses alimentos:

Cenoura

Rica em vitamina A que faz bem para os olhos e para as mucosas. Essa vitamina também é importante aliada no tratamento da acne. Além disso, nela se encontram sais minerais como o fósforo, o cloro, o potássio, o cálcio e o sódio.
Ela também possui vitaminas do complexo B, que são muito importantes para regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

Beterraba

A beterraba é um legume muito rico em vitaminas A, C e complexo B. Além disso, ela possui sais minerais como o sódio, que regula a saída de líquido do organismo, o potássio, necessário para os músculos, o zinco, essencial para os tecidos cerebrais, e o magnésio, que regula as funções musculares e nervosas.
Possui efeito laxativo.

Berinjela

Acredita-se que a berinjela tenha poder antiinflamatório e ajuda a diminuir o colesterol. Quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral pode se beneficiar desse legume. Assim como as pessoas que sofrem de prisão de ventre, pois assim como a beterraba, a berinjela possui efeito laxativo.

Abóbora

A abóbora possui vitaminas do complexo B como a niacina, que evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso.
Também podem ser encontrados na abóbora o cálcio e o fósforo, que são essências para a construção muscular, para a coagulação sanguínea, para a transmissão de impulsos nervosos e para ossos e dentes.
A abóbora é laxativa e diurética, podendo ajudar em infecções renais. Muitos acreditam que suas sementes são vermífugas que agem principalmente contra a tênia.

Morango

O morango é uma fruta rica em vitamina C e pouco calórica, sendo muito utilizado em dietas de redução de peso. Essa fruta ajuda a curar infecções, a cicatrizar ferimentos e dá resistência aos tecidos.
Ele possui também a vitamina B5, niaciana, que evita reumatismo, problemas de pele, enfermidades digestivas e do sistema nervoso. Também é importante fonte de ferro, que é essencial para a coagulação sanguínea.


2 comentários: