Siga:

Pages

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

IMPORTÂNCIA DAS FIBRAS

      As fibras são um conjunto de moléculas complexas que não podem ser fragmentadas pelas enzimas digestivas do nosso organismo. Existem dois tipos de fibras: as solúveis que são encontradas principalmente em frutas e vegetais e as insolúveis encontradas em grande quantidade nos cereais.
      A falta de fibras na alimentação pode ocasionar diversos tipos de doenças como OBESIDADE, DIABETES, HIPERCOLESTEROLEMIA, CONSTIPAÇÃO INTESTINAL CRÔNICA, DIVERTICULOSE, HEMORRÓIDAS, CARDIOPATIAS, HÉRNIA DE HIATO E CÂNCER DE CÓLON.
      A recomendação para o consumo de fibras é de 25 a 30g/dia. É fundamental associar o consumo de fibras a ingestão de muita água para que ocorra a formação do bolo fecal para a evacuação.
      Quando a dieta é pobre em fibras podem ocorrer modificações na flora intestinal e a conversão dos lactobacillus em bacteróides que transformam os ácidos biliares em compostos cancerígenos.
      Algumas fibras dietéticas exercem influência no metabolismo das gorduras interferindo de forma benéfica nos níveis de colesterol e triglicerídeos.
      As fibras também são eficazes no controle da glicemia exercendo papel importante no tratamento do diabetes. 
     Além de todos esses benefícios, uma dieta rica em fibras retarda o esvaziamento gástrico proporcionando saciedade prolongada auxiliando no emagrecimento.
 
 
 
 

3 comentários:

  1. Parabéns pelos textos e relevância dos assuntos!!! Percebe-se que de tempos em tempos alguns alimentos tornam-se a "sensação" do "momento"... Por esta razão penso a respeito da importância do nutricionista para informar e orientar sobre determinados consumos... Podes comentar sobre a "quinoa"? Bju, Aline - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline,
      realmente acreditar em dietas ou alimentos da "moda" é um dos grandes pecados cometidos pela maioria das pessoas. O ideal é sempre procurar orientação de um profissional competente que irá ajudá-la a alcançar seu objetivo de forma saudável.
      Conforme solicitaste, envio informações sobre a QUINOA: A quinoa é rica em fibras e proteínas de alta qualidade. Ajuda a fortalecer a imunidade e a capacidade da memória. Também possui alto teor de zinco, cálcio e ferro e pode ser consumida por celíacos, pois não contém glúten. É um alimento muito versátil, pois pode ser utilizado de várias formas. A seguir algumas SUGESTÕES DE USO:
      Consumir 100g/dia - cozido e temperado como salada, cozido como arroz ou no preparo de sopas... A farinha pode ser utilizada para preparar mingaus, pães, massa de panqueca e biscoitos. Em flocos pode ser ingerida em iogurtes e salada de frutas. Expandido pode ser ingerido como pipoca ou misturado a várias preparações culinárias.
      Além dos benefícios supracitados, a quinoa ainda auxilia no processo de emagrecimento e no ganho de massa muscular, mas LEMBRE-SE que somente o nutricionista poderá orientar sobre a melhor forma de consumo e estabelecer horários de acordo com o objetivo a ser alcançado.

      Agradeço pela participação e fico à disposição para maiores esclarecimentos.
      Maristela

      Excluir
  2. Obrigada!!! Sigo acompanhando as novidades do Blog!!

    ResponderExcluir