Siga:

Pages

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Nutrição aplicada à estética



Nutrição e estética

"Que seu alimento seja seu medicamento e seu medicamento seja seu alimento"
(Hipócrates, aproximadamente 2.500 anos)

                A ciência nos prova a cada dia que é possível atuar de forma efetiva na idade biológica por meio da adoção de hábitos saudáveis, de uma alimentação equilibrada e da prática regular de atividade física.
               



3 comentários:

  1. Gostaria de saber se “lábios ressecados e rachados” e unhas com “estrias” podem indicar alguma carência alimentar. Se sim, o que é aconselhado?
    Obrigada!!!
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline,

      seria interessante você procurar uma nutricionista e realizar exames para detectar possíveis carências de vitaminas e minerais. Deficiências de zinco, selênio, enxofre e vitaminas do complexo B podem estar relacionadas à saúde das unhas e também dos cabelos. Um exame clínico também pode delatar deficiências nutricionais. Nas unhas, a presença de estrias longitudinais pode estar associada a carência de vitaminas do complexo B.
      Quanto ao ressecamento dos lábios, primeiramente deve-se prestar atenção na hidratação. A recomendação para ingestão de água é de aproximadamente 2 litros/dia. Também pode haver uma relação com a deficiência de vitaminas do complexo B, principalmente a riboflavina.
      É importante também avaliar a função tiroideana, pois o TSH (hormônio estimulante da tireóide) exerce forte influência na pele, nos cabelos e nas unhas.

      Alguns alimentos fonte de zinco: Abacate, abacaxi, ameixa,banana, maça, manga, melão, morango, laranja, limão, pêra, pêssego, uva, Abóbora, alface, beterraba, brócolis, cebola, cenoura, couve e couve-flor, ervilha, espinafre, feijão verde e feijão branco, tomate, aveia, lentilha, soja, amêndoas, amendoins, castanha de caju, castanha do pará, nozes, frutos do mar,arroz integral, carnes, leite e seus derivados (preferencialmente os à base de soja).

      Alimentos fonte de selênio: Castanha do pará, frutos do mar,arroz integral, carnes, farinha de trigo integral e leite.

      Alimentos ricos em enxofre: carnes, leite, ovos, queijos, cereais e frutas secas.

      Alimentos fonte de riboflavina: Carnes vermelhas e brancas, fígado, leite, queijos e ovos.

      Obs: A nutricionista poderá sugerir uma possível suplementação.

      Obrigada pela sua participação. Estou sempre à disposição para esclrecimentos.

      Att,
      Maristela

      Excluir
  2. ola maristela
    conheça www.nutri.online e tenha uma atendimento diferenciado

    ResponderExcluir