Siga:

Pages

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

DIABETES MELLITUS


       O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença caracterizada pela ausência total ou parcial da insulina não permitindo ao organismo usar a energia dos carboidratos.
        O DM é classificado de acordo com sua etiologia em diabetes mellitus tipo 1 e diabetes mellitus tipo 2. Há também o diabetes gestacional e o diabetes decorrente de defeitos genéticos ou induzido por drogas tais como diuréticos, betabloqueadores, corticóides e anticoncepcionais.
O tipo 2 é o mais comum, ocorrendo em 90% dos casos.

DIABETES MELLITUS TIPO 1 - Geralmente ocorre na infância e é caracterizado pela dependência de insulina exterior (através de injeção) devido a destruição das células beta pancreáticas.
DIABETES MELLITUS TIPO 2 - É mais comum na idade adulta. É caracterizado por resistência à insulina e deficiência de secreção deste hormônio pelo pâncreas. Nem sempre é necessário o uso de insulina.

                                                               
SINTOMAS DO DIABETES:


* Podem ocorrer também infecções de pele, dormência ou dores nas pernas, coceiras no corpo, perturbações na visão e sonolência.
 
      O diabetes mellitus também é uma doença que  preocupa devido a altos índices de morbidade e mortalidade. É um quadro de hiperglicemia sustentada acompanhado de distúrbios no metabolismo de proteínas e gorduras, cujos efeitos crônicos podem causar dano, disfunção ou falência de vários órgãos, especialmente rins, sistema nervoso, coração e vasos sangüíneos.
      Essa patologia caracteriza-se por complicações micro e macrovasculares, estas causando aumento de 2 a 4 vezes a mortalidade cardiovascular nestes indivíduos.
      A nefropatia, á a principal causa de novos casos de IRC (insuficiência renal crônica), a retinopatia, a principal causa de novos casos de cegueira em adultos e ainda o DM é a principal causa de amputações não traumáticas de extremidades.
 
 
      O tratamento consiste em mudança de estilo de vida - Adoção de uma alimentação saudável e prática atividade física, abandono do álcool e do fumo. Em casos específicos antidiabéticos orais ou aplicação de insulina.




0 comentários:

Postar um comentário