Siga:

Pages

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Tireóide


            


        A tireóide e essencial para o bom funcionamento do organismo. Ela é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo humano. Sua principal função é a produção e armazenamento dos hormônios tireoidianos: T3 e T4. A produção desses hormônios é feita após a estimulação das células pelo hormônio da hipófise TSH. Os hormônios (T3 e T4) são responsáveis por regular o nosso metabolismo, por isso pode haver perda ou ganho de peso quando há alguma alteração. 
            
               Sinais e sintomas de possível irregularidade na glândula tireóide: Cansaço, sonolência, unhas quebradiças, aumento ou diminuição de peso, desânimo, perda de cabelos,  peles seca, constipação ou diarréia, ansiedade, perda de apetite.  
                      
       O hipotireoidismo é caracterizado pela diminuição na produção dos hormônios T3 e T4. Esse mal atinge tanto homens quanto mulheres, mas a incidência é maior entre as mulheres e aumenta com a idade, principalmente depois dos 35 anos. O metabolismo de quem tem hipotireoidismo é mais lento devido à diminuição dos hormônios da tireóide T3 e T4. A melhor maneira de "acelerar" o metabolismo é ter uma alimentação saudável e fracionada, praticar atividade física regularmente e fazer o tratamento adequado. Alguns sintomas que podem indicar hipotireoidismo: depressão, cansaço, perda de cabelos, pele ressecada, unhas quebradiças, fadiga, perda de apetite, prisão de ventre, anemia, aumento de peso, tornozelos e rosto inchados, menstruação irregular e colesterol elevado. Na presença de mais de um desses sintomas é importante que consulte um médico.
                O hipertireoidismo se desenvolve quando há um aumento excessivo na produção dos hormônios T3 e T4. Dessa forma, o organismo trabalha de forma mais acelerada. Esse processo resulta em estado metabólico hiperativo ocasionando processo de a digestão aumentantado e consequentemente, ocorre má absorção de determinados nutrientes. Alguns sintomas estão relacionados com o aumento desses hormônios e possível diagnóstico de hipertireoidismo: aumento da freqüência cardíaca, perda de peso, tremores, fraqueza muscular, nervosismo, queda de cabelos, alterações na pele, diarréia, sudorese e diminuição do fluxo menstrual (em mulheres).

             Orientações nutricionais - HIPOTIREOIDISMO
                 Alimentos importantes que devem ser consumidos com maior frequencia:
            Frutos do mar, verduras verde escuras, frutas e vegetais amarelos e alaranjados, cereais enriquecidos e laticínios com pouca gordura. Nesses alimentos você terá o iodo e a vitamina A. A carência simultânea desses micronutrientes pode agravar os quadros de hipotireoidismo.
           Coma com moderação alimentos bociogênicos (que provocam aumento da glândula tireóide): repolho, couve-de-bruxelas, brócolis, espinafre, couve-flor.
            Aumentar o consumo de peixes de alto mar (sardinha, salmão, cavalinha, arenque), óleo de linhaça e de canola, castanha do Pará e nozes que são ricos em ômega 3 e 6.
            Para a tireóde trabalhar melhor é aconselhado aumentar a ingestão de alimentos ricos em selênio (peixes, alho, cebola, nozes e castanhas), zinco (leguminosas: feijão , lentilha,  cereais integrais, peixes de mar) e ferro (carnes, folhas verde escuras).
            Consuma alimentos ricos em bioflavonóides (amora, uva, chá verde, cebola, alho), pois são antinflamatorios.
            Faça uso do sal iodado.
             
            Orientações nutricionais – HIPERTIREOIDISMO
                Alguns alimentos que ajudam a diminuir a tiroxina, hormônio que controla o metabolismo e o estado de ânimo, são: amendoim, couve, couve de bruxelas, rabanete e repolho.
Todos estes alimentos contém caféico e ácido clorogênico que são elementos com propriedade anti-tiroideanas.
Plantas ricas em acido caféico: abóbora, aipo, alface, laranjas, limões e figo.
Plantas ricas em acido clorogênico: abacate, ameixa, berinjela, cenoura, pepino, pêssego, pimentão e trigo.





Um comentário:

  1. Olá
    Tenho hipotireoidismo, detectado, desde 2006.
    Porém nunca fui informada sobre alimentos que dificultariam e/ou atrapalhariam o tratamento. Descobri assistindo um programa de alimentação saudável, pois a apresentadora comentou sobre alimentos bociogênicos. Fiquei abismada e decepcionada por não saber isso!
    Venho pesquisando e isso parece ser um assunto polêmico pois cada site apresenta informações diferentes, contrárias, e fico perdida. Recentemente devido a crises de sinusite consegui cortar o leite, que também já li que deve ser evitado por quem tem hipotireoidismo, consequentemente não faço mais uso de adoçantes, agora estou na luta para reduzir o consumos de carboidratos, mas como a lista dos bociogenicos só aumenta fico preocupada, pois a maioria faz parte da minha alimentação, com frequência.
    Alguns exemplo que li aqui na postagem é que você sugere comer omega 6, e já li que deve ser evitado assim como a soja. Além de linhaça, castanhas, nozes e amendoim, alho e cebola, chá verde, uva já estavam na minha lista de bociogênicos.
    Nãos sei mais o que fazer nem o que pensar, pois este tratamento é difícil e provoca problemas na minha qualidade de vida, como muito cansaço, sono excessivo e dificuldade de concentração, além de colesterol alto e alterações hormonais.
    Continuarei pesquisando para melhorar minha saúde, pois tenho muito o que fazer pela frente.
    Agradeço a atenção e obrigada por este espaço

    ResponderExcluir